sábado, 27 de dezembro de 2014
Oficina de Oratória - Discurso aplicado
Oficina de Oratória - por Miriam Ramoniga
1- Conceito de oratória clássica
Características: formalidade, eloquência e (uni) direcionamento
2- Conceito de oratória moderna
Características: direta, breve, adaptada ao público
3- Requisitos para oratória
objetividade (ponto principal da fala)
clareza nas ideias ( consistência) e das palavras (apropriadas)
oportunidade (momento certo para interlocução)
coerência (começo, meio e fim)
ética (atitudes condizentes com o discurso, integridade moral)
4- Recursos do Orador
aprendizado constante - desenvolver novas técnicas
verbal (dicção, entonação, ênfase, pausa, volume e intensidade da voz)
visual (capacidade de percepção, observação "olhar e ver, ver e perceber")
auditivo (quem sabe ouvir pode tornar-se um bom orador)
corporal (gestos corporais, faciais "o corpo também fala")
escrita (cultivar bom vocabulário depende de exercícios, praticas de escrita e leitura)
emocional (sintonia com o tema e com o público)
5- Condutas do orador
manter a imagem apropriada - postura física e emocional
manter energia constante - respirar e tomar água
passar a mensagem -expressão real
desenvolver as etapas do discurso com coerência
6 - Etapas
início (cumprimentos, saudação alegre)
introdução ao tema (motivo pelo qual se apresenta)
desenvolvimento (argumentos)
conclusão (fechamento das ideias)
agradecimento (
7 - Discursos e duração
aulas
palestras
notícias
informativos
ocasionais
solenes
técnicos
políticos
religiosos
sociais
8- Planejamento
responder as questões:
Tema /motivo/para quem/lugar/ horário/tempo/
O quê? Porquê? Onde? Para quem? quanto tempo? Qual o tema? qual o público?
Faça um breve resumo do conteúdo principal do discurso.
Faça um apelo à ação.
Faça um agradecimento sincero.
Conte uma história interessante, bem humorada e adequada ao tema.
Faça uma boa citação.
Arranje uma frase de efeito.
Esclareça as dúvidas da platéia
Despeça-se dizendo “Muito obrigado pela atenção e boa tarde a todos” ou algo na mesma linha
.......
elaborar uma minuta
conhecer o tema sobre qual vai falar
conhecer o local, o público,(entrevistas, pesquisas, reunião com envolvidos no trabalho)- ensaiar, cronometrar, falar para si mesmo, falar em frente ao espelho, falar para um amigo chegar no local com antecedência, verificar com antecedência se no local existe os materiais apropriados/necessários,
9- Recursos
microfones, caixa de som, tribuna, púlpito, quadros, papeis, àgua, copos, tablets, caneta laser, rascunhos etc...
10-Seja autêntico - seja você mesmo!
Todas essas recomendações ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação. Seja você mesmo. Nenhuma técnica é mais importante que a sua naturalidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário