"O GRANDE RABANETE"
UMA HISTÓRIA COM MUITAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
com recursos lúdicos é possivel ensinar e criar memórias afetivas
vou utilizar a parte introdutoria como roteiro para um vídeo no youtubehttps://www.youtube.com/channel/UC0bQjEYP49xz2oJIAw83sfw
Fiz as cenas no jardim e utilizei como recurso lúdico fantoches de madeira, bonecos que foram os personages para encenar a história e um rabanete bem grande que tinha aqui em casa.
Coletei dados da pesquisa da história, com fotos, exercícios modelos que possam ser também utilizados por você, como recurso pedagógico para auxiliar na alfabetização
ROTEIRO DE APRESESENTAÇÃO:
OLÁ seja bem vindo ao meu canal para mais uma história. A HISTÓRIA DE HOJE É O CASO DO "GRANDE RABANETE "
VINHETA
MEU NOME MIRIAM, sou contadora oficial desse caso
o GRANDE RABANETE - é uma História da cultura popular da Rússia, trazida "na mala" pela escritora Tatiana Belinky, que nos brindou com este texto e outros tantos no decorrer de sua carreira como escritora tem aquele do caso do bolinho e da raposa lembra?
esse mesmo!!
ah você não SE lembra , mas essa é uma outra história que vou contar outro dia.
Hoje vamos de "O GRANDE RABANETE"
CENTENAS DE BLOGS DE PROFESSORAS E ALUNAS QUE UITILIZAM A HISTÓRIA COMO REFERÊNCIA E FONTE DE APRENDIZAGEM
Área do conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Ciências da natureza e sociedade
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual
Germinação
Dramatização
Objetivos:
- Conhecer o livro: O grande rabanete;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Produzir textos
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma
leitura autônoma;
Desenvolvimento:
O grande rabanete (história com acumulação)
De Tatiana Belinky, ilustrado por Claudius.
São Paulo: Editora Moderna, 2002.
Está história trata de um rabanete que, plantado numa horta por um vovô, cresce até ficar gigante.
Vários personagens unem-se aos avós, donos da horta, na tentativa de arrancá-lo
da terra: a netinha, o cachorro, o gato...
Só conseguem quando a eles se une um ratinho.
Feita a colheita, este se proclama o mais forte de todos!
Rabanete no prato, todos comem à vontade e sobra até um pouquinho para
uma minhoca que passava por ali.
À medida que novos personagens entram na história, o trecho que se repete
ao longo da narrativa cresce, caracterizando o aspecto acumulativo do texto:
“A vovó segurou no vovô, o vovô segurou no rabanete”; “A neta segurou na
avó, a vó no vô, o vô no rabanete”; “O Totó segurou na neta, a neta na vó, a vó
no vô, o vô no rabanete”, e assim sucessivamente, até a colheita do rabanete.
A ilustração auxilia a leitura porque traz informações que confirmam e
complementam o texto.
No começo da história, por exemplo, a frase “O rabanete cresceu-cresceu e
ficou grandão-grandão” está acompanhada pela imagem em quadrinhos do
rabanete crescendo.
Nas demais páginas, os personagens, que se acumulam no discurso
aparecem “enfileirados”, tentando arrancar o rabanete.
Quando conseguem, todos voam pelos ares, desfazendo a corrente que
se formara.
Na página final, uma ilustração do ratinho com roupa de super-homem
completa o texto:
“E você acha que o rato era mesmo o mais forte?”
· Apresentação do livro para os alunos, explorando o nome da
obra, autora do livro, editora e a imagem;
Um pouco sobre a autora: Nascida em São Petersburgo, Rússia, em 1919, Tatiana Belinky veio para o Brasil aos 10 anos de idade, com sua família. Começou a fazer teatro para crianças em 1948 — e não parou mais. Com a chegada da televisão, seu grupo teatral foi convidado a apresentar suas peças na então TV Tupi, lá permanecendo por mais de 10 anos, com quatro espetáculos de teleteatro por semana, ao vivo, com textos sempre baseados em livros, promovendo intensamente a literatura e a leitura. É de sua autoria a primeira grande série adaptada para a televisão de O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. No total, foram mais de 1.500 textos apresentados pela televisão. Tatiana também é tradutora e jornalista. Ao longo de sua vida, recebeu muitos prêmios de teatro, de literatura e de televisão. · Conhecimentos prévios:
O que vocês acham que conta essa história?
Será que conseguem me dizer do que se trata essa história antes
mesmo que eu leia?
Quem são essas pessoas?
O que elas estão fazendo?
Onde elas estão?
· Leia o título da história, O grande rabanete e verifique se seus
alunos sabem o que é um rabanete.
Quem já comeu?
Quem gosta de rabanete?
· Leitura da história realizada pela professora;
· Interpretação oral da sequência da história;
· Com imagens da história propor que os alunos ordenem
as imagens de acordo com a sequência que aparecem os
personagens na história;
LISTA DE ATIVIDADES
· Lista dos personagens em ordem alfabética;
· Lista de animais da história;
· Varal do alfabeto (ou alfabeto móvel) para formar nome dos
personagens da história;
· Dramatização da história “O Grande rabanete” realizada pelos alunos.
NA HISTÓRIA: “O GRANDE RABANETE”, O VOVÔ SAIU PARA A HORTA E PLANTOU UM RABANETE. O RABANETE CRESCEU-CRESCEU E FICOU GRANDÃO-GRANDÃO. O VOVÔ QUIS ARRANCÁ-LO PARA O ALMOÇO. ENTÃO ELE FOI PARA A HORTA E COMEÇOU A PUXAR O RABANETE. PUXA QUE PUXA E NADA DO RABANETE SAIR DA TERRA... REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHO OS PERSONAGENS QUE AJUDARAM O VOVÔ A PUXAR O RABANETE. |
PINTE OS DEDOS DA MÃO QUE MOSTRAM A QUANTIDADE DE PERSONAGENSQUE AJUDARAM O VOVÔ A PUXAR O GRANDE RABANETE:
VOCÊ JÁ COMEU UM RABANETE?
Rabanete
Rabanete é uma planta pertencente à família das brassicáceas,
originária da região mediterrânea.
Quando adulta, a planta mede entre 15 e 20 cm de altura.
Sua raiz é um tipo de caule, comestível, de cor vermelha e
sabor picante.
É fonte de vitamina C, que protege contra gripes e resfriados,
contém uma boa quantidade de potássio, evitando a perda de
colágeno; sódio, que auxilia na digestão; e magnésio,
importante para manter ativo o sistema nervoso.
Possui poucas calorias, por isso é recomendado para pessoas
que estão em dietas de emagrecimento.
O rabanete pode ser consumido cru, em saladas.
Pode ser preparado na forma de petiscos, uma opção mais
saudável em relação aos pratos calóricos geralmente cozinhados.
O rabanete deve ser conservado, preferencialmente, em geladeira,
dentro de saco plástico.
Ao comprá-lo, prefira os rabanetes lisos, firmes e sem
rachaduras.http://www.brasilescola.com/saude/rabanete.htm
Observe os desenhos da história "O grande rabanete" e forme frases com criatividade. Escreva com letra legível, inicie a frase com parágrafo e letra maiúscula E USE PONTO FINAL (.) QUANDO TERMINAR A FRASE.
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________
___________________________________
Sugestão de produção textual:
Na sua opinião, você acha que o rato era mesmo o mais forte?
Inicie a frase sempre com parágrafo e letra maiúscula.
Não esqueça de escrever o título de sua história.
____________________________________________
____________________________________________
____________________________________________
Outras sugestões de produção textual:
* Elaborar um convite, convidando outro bichinho para comer
o rabanete, lembre-se de escrever o local e a data:
*Observe as etapas do desenvolvimento do rabanete na história
em quadrinho e produza um texto.
*Lembre-se de escrever com letra legível, parágrafo e letra
maiúscula quando necessário.
*Não se esqueça do título.
__________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
Então todos sentaram e juntos comeram o rabanete, que era tão grande que deu pra todos. Observe os quadrinhos o rato comendo o rabanete, o que ele pensou que era?
Ele gostou?
O que ele fez?
__________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
Tatiana Belinky nasceu muito longe daqui, na Rússia, e chegou ao Brasil com
seus pais e dois irmãos menores, quando tinha dez anos de idade.
Então viveu, cresceu, estudou e casou aqui no Brasil, em São Paulo.
Procure no mapa do Brasil, o Estado de São Paulo e pinte-o:
Problemas matemáticos envolvendo a complexa divisão de rabanetes:
a) Se o rabanete era tão grande, que até sobrou para a minhoca, em quantas partes ele foi dividido?
Veja se seus alunos levam em conta as informações presentes apenas na ilustração (páginas 28 a 30): o ratinho imaginou que o rabanete fosse queijo, quando provou, não gostou nem um pouco e acabou deixando seu pedaço cair no chão. A minhoca não se fez de rogada e deve ter se fartado toda feliz... Oba! Assim, é preciso considerar que a minhoca não estava incluída na divisão inicial, certo?
b) Comprei na Saraiva o livro “O grande rabanete” por R$ 32,90. Livraria Para pagar levei
R$ 50,00. Quanto recebi de troco?
c) Ainda pode-se comprar o livro “O grande rabanete” em 6 X de R$ 5,49.
· Germinação (etapas do desenvolvimento das plantas);
Experiência
Vídeo: germinação