segunda-feira, 21 de setembro de 2015

DIREITO A LIBERDADE


TODA CRIANÇA TEM O DIREITO À LIBERDADE DE PENSAR,
FALAR E DE EXPRESSAR SUA OPINIÃO.
Ana Carolina Lisbôa Nora e Luiza Damasceno

LIBERDADE - obra de Marcelo Urizar

A obra faz parte do acervo do livro ilustrado de Direitos  Humanos para Criança
MEU MUNDO É  SEU MUNDO  MEU DIREITO É  SEU DIREITO

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Pardalzinho

O pardalzinho nasceu
Livre. Quebraram-lhe a asa.
Sacha lhe deu uma casa,
Água, comida e carinhos.
Foram cuidados em vão:
A casa era uma prisão,
O pardalzinho morreu.
O corpo Sacha enterrou
No jardim; a alma, essa voou
Para o céu dos passarinhos!



1- Esse fascinante poema, escrito por Manuel Bandeira, traz à tona um dos anseios mais intensos e profundos do ser humano, que é desfrutar a liberdade

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

DIREITO A CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA




A obra faz parte do acervo da Cartilha de Direitos Humanos ilustrada para crianças
Meu Mundo é  seu Mundo Meu Direito é  seu Direito, Miriam Ramoniga, 2013, 2ª Ed. Editora Amigos da Cultura - Balneário Camboriú- SC. 

O livro tem  ilustrações de 16 artistas, com frases das crianças que participaram do projeto e dos amigos da cultura, feita para você leitor por acreditar num mundo melhor com mais esperança e Amor!! 

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segunda-feira, 10 de agosto de 2015

DIREITO A PRATICAR A RELIGIÃO


A obra faz parte do acervo da Cartilha de Direitos Humanos ilustrada para crianças
Meu Mundo é  seu Mundo Meu Direito é  seu Direito, Miriam Ramoniga, 2013, 2ª Ed. Editora Amigos da Cultura - Balneário Camboriú- SC. 

O livro tem  ilustrações de 16 artistas, com frases das crianças que participaram do projeto e dos amigos da cultura, feita para você leitor por acreditar num mundo melhor com mais esperança e Amor!! 

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quinta-feira, 30 de julho de 2015

DIREITO A CULTURA E A DIVERSIDADE



A obra faz parte do acervo da Cartilha de Direitos Humanos ilustrada para crianças
Meu Mundo é  seu Mundo Meu Direito é  seu Direito, Miriam Ramoniga, 2013, 2ª Ed. Editora Amigos da Cultura - Balneário Camboriú- SC. 

O livro tem  ilustrações de 16 artistas, com frases das crianças que participaram do projeto e dos amigos da cultura, feita para você leitor por acreditar num mundo melhor com mais esperança e Amor!! 

Baixe  seu  exemplar em formato e-book pelo  site:
http://www.amazon.com.br/Meu-Mundo-Seu-Direitos-Ilustrado-ebook/dp/B00PY2WWVO

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sábado, 25 de julho de 2015

Dia do escritor

25.07 Dia do escritor 

Todos somos escritores, escrevemos algo para si ou para alguém, mas o verdadeiro escritor deve ser mágico, o escritor deve fazer a magia acontecer nas  linhas de sua história, quando escreve e descreve algo tem que  fazer o seu leitor viajar sem sair do lugar, ir até o lugar da história, cada cena deve recheada de detalhes igual um bolo de morango ou um sonho de doce de leite.

Ser escritor é viver em festa, numa festa que  nunca acaba. Pois  sempre  tem as  histórias dentro de  cada  história. Convido  você a  escrever sua própria história, comece isso logo, algumas  vezes  levamos uma vida inteira para terminar a  história. 
Volta e  meia encontro pessoas que  falam assim: -"minha vida daria um livro" ou "minha vida é uma bela  história".
Então  escreva!!
Feliz dia do escritor!!!  
Manoela Ramoniga Furtado - escritora mirim

quarta-feira, 15 de julho de 2015

DIREITO DA CRIANÇA À VIDA PLENA


 DIREITO DA CRIANÇA À VIDA PLENA 
Obra  AMOR MATERNO de Jana Neves Garcia - a obra faz  parte do acervo da Cartilha de Direitos Humanos ilustrada para crianças - pág. 14 e 15,  "Meu Mundo é Seu Mundo - Meu Direito é Seu Direito - Miriam Ramoniga, 2013, 2ª Ed. Editora Amigos da Cultura - Balneário Camboriú- SC.


TODO MUNDO É DIFERENTE, POR ISSO PENSA E AGE DIFERENTE. O RESPEITO A  CADA UM É O QUE TORNA AS PESSOAS IGUAIS.
(Fernando Rodruigues Maganha, Isabela Nunes e Pedro Henrique Bianconi Reis)


Temos direito de ser iguais quando a diferença não inferioriza e  direito de ser diferente quando a igualdade nos descaracteriza. Boaventura de Souza Santos, Sociólogo de Portugal.






quinta-feira, 25 de junho de 2015

DIREITO À INFORMAÇÃO

Direito à informação



Obra "UM INSTANTE, UM OLHAR" do artista Reiner Wolff 
A obra faz  parte do acervo da Cartilha de Direitos Humanos ilustrada para crianças
"Meu Mundo é seu Mundo - Meu Direito é seu Direito - 

TODA CRIANÇA TEM DIREITO A INFORMAÇÃO 
SOBRE TEMAS QUE TEM CURIOSIDADE 
E DE RECEBER AS  RESPOSTAS CORRETAS QUANDO FAZ  PERGUNTAS.
(Nathali Isadora Cassol, Marcela Portelo Petezzoni, Aimee Nickolle Klaus de Souza)

Informa, inteirar, comunicar. Com informção, mais evolução - 
por  Marcelo Nogueira - jornalista.

Está descrito na Declaração Universal de Direitos Humanos, na Constituição Federativa da República Brasileira de 1988, a CF de 1988,  sobre o direito à informação, inserido  no inciso XIV, do artigo 5 em benefício do desenvolvimento físico, psíquico e social da criança e do adolescente, e a proteção integral familiar, estatal e social, como meio substancial para um crescimento saudável, pautado em valores éticos e morais, art. 227 e, também, no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA -Lei 8069-13.07.1990

"Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária."

           Assim o direito a informação permeia a vida das  crianças e dos adolescentes, podemos perceber que utilizam  celulares, computadores, tabletesnotebooks, videogames, muitas vezes sem a supervisão dos responsáveis, mas  proibir não é a melhor solução. 
O que  fazer? Como os pais e educadores podem encontrar as melhores alternativas para lidar com o Direito das Crianças ao acesso as informações e, ao mesmo tempo, orientar sobre seus deveres de utilização destes meios de acesso à informação. 
Antes a televisão e o rádio eram os meios de comunicação mais comum. Hoje, temos a internet que popularizou  e facilitou o acesso para todo o mundo,  é possível conversar com um amigo do outro lado do planeta e saber das notícias no momento em que estão acontecendo.
 Mas será que a criança precisa de ocupar-se de toda esta informação? Uma exurrada de notícias que nem sempre são úteis aos pequenos. Como controlar o acesso, como fazer uma triagem de informação? Como selecionar os programas de tv, web séries, que nem sempre se preocupam em restringir o conteúdo, que por  vezes é inapropriado para a idade do infante.
Uma das respostas como  alternativa é o diálogo entre os familiares, entre os pais e  educadores. Pois  temos o compromisso com a educação e de uma formação cidadã,  o cuidado de não deixá-los de fora das informações que acontecem  no mundo ao seu redor, afinal, em poucos anos, serão adultos e profissionais.
Se pensarmos na infância como era há 20 ou 30 anos, as crianças, adultos de hoje, brincavam na rua, já as crianças de agora, na grande  maioria, vivem trancadas em apartamentos e seus pais  lhe oferecem tlablets e celulares  com joguinhos para que fiquem entretidos enquanto os pais fazem  suas  atividades, antes as  famílias  eram maiores, com mais membros morando juntos, assim os irmãos  mais  velhos brincavam com os mais novos, se reuniam com familiares e brincavam com os primos e primas. Hoje  a realidade da constituição familiar,  também, é diferente, algumas vezes são filhos únicos e vivem só com a mãe ou só com o pai.
Os meios de comunicação podem ser aliados, o acesso aos canais educativos podem auxiliar os pais e as crianças na solução de  diversas  questões ralciondas a educação, ao bulling, aos  cuidados  com higiene, natureza e animais, pois são alguns destes  temas os conteúdos veiculados. 
 Outra alternativa é inserir  filtros, pois o acesso a internet, um meio de comunicação indispensável,  surge como um apoio a pesquisa e as  crianças e  adolescentes interagem neste meio, apesar de trazer benefícios pode, também s e tornar um problema, seu uso inadequado, inapropriado pode expor informações  pessoais , todo  cuidado  para  não expor  a criança e  adolescente em situações constrangedoras (fotos, comentários, compartilhamentos, e até mesmo a omissão de auxílio a quem necessita de ajuda).
Outra sugestão é o bom senso, encontrar o equilíbrio, entre  o discurso e a ação, uma  boa conversa entre pais e  filhos, entre alunos e educadores pode ser um bom caminho a seguir como aliados da  educação por um mundo melhor, com cidadãos  conscientes de seus deveres e seus  direitos! 
Pois o Direito não é  estático está sempre em movimento, fazendo parte da  engrenagem da Sociedade. Meu Direito é Seu Direito - Meu Mundo é Seu Mundo!


Sobre o tema: No dia 13 de março de 2014, o CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – aprovou uma resolução, nº 163, em defesa da proteção integral da criança e do adolescente, a qual dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação à criança e ao adolescente. 

Entendem que a criança e o adolescente, embora sujeitos de direitos, são seres em desenvolvimento físico, psíquico e social, e, portanto, não poderão sofrer qualquer tipo de persuasão consumista, salvo, às campanhas de utilidade pública que não configurem estratégia publicitária referente a informações sobre a boa alimentação, segurança, educação, saúde, entre outros itens relativos ao melhor desenvolvimento da criança no meio social (parágrafo 3º, artigo 2º). 

O artigo 2º traz, de forma exemplificativa, ações consideradas abusivas: linguagem infantil, efeitos especiais e excessos de cores; trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança; representação de criança; pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil; personagens ou apresentadores infantis; desenho animado ou de animação; bonecos ou similares; promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil; promoção com competições ou jogos com apelo ao público infantil. 


PALESTRA DIREITOS HUMANOS - 
MINISTRADA PELA PROFESSORA MSC MIRIAM RAMONIGA


"Mais de 150 alunos entre cinco e 10 anos participaram, de manhã e à tarde, do Projeto “Escola Cidadã”. Elas dialogaram sobre Direitos Humanos com advogada, mestre em Ciência Jurídica pela Univali, Miriam Ramoniga. A autora do livro “Meu mundo é seu mundo, meu direito é seu direito”, usou obras de arte para alcançar o universo infantil. A estratégia fez o estudante Enio Samuel Luiz Silveira Rosa, 10 anos, aluno da quinta-série do Ensino Fundamental a descobrir os direitos das crianças e “parar para pensar sobre coisas diferentes”. ALESC 2014