sexta-feira, 20 de março de 2015

DIA DOS CONTADORES DE HISTÓRIA - NARRADORES


20.03 DIA DOS CONTADORES DE HISTÓRIA - NARRADORES


“Acredito que através da contação de histórias, contos e fábulas as crianças tem mais possibilidades de obter sucesso escolar, é fácil constatar que crianças que vivem num ambiente de forma lúdica e agradável, desenvolvem curiosidades e respeito às atividades de leitura e escrita, assim, cultivar nos pequenos ouvintes o gosto pela leitura, é uma oportunidade de transferir valores fundamentais o que traz a esperança de um mundo melhor, mais justo e solidário”. Miriam Ramoniga (contadora de histórias) 

Parabéns  aos  contadores daqui e  do mundo!! Que  venham muito mais  histórias!!

Preparem-se, abram os olhos e ouvidos (janelas da alma e a porta da imaginação) que a história vai começar: seres encantados, o bem o mal se encontram, o passado e o presente mudam o futuro, tornando você um (a) (en) contador (a) de histórias.

Dicas para encantar histórias:

*contar histórias é uma arte popular, assim tem uma única regra: não há regras;
*usar o coração, a intuição, a espontaneidade, pois a experiência se adquire através do tempo, de nossa bagagem cultural, de experiência de vida e de nossa sabedoria;
*ler, contar, narrar ou encenar deve ser feito por e com prazer,
*visualizar a época, o local, o cenário onde se passa a história;
*visualizar os detalhes dos personagens, os problemas e mistérios que os envolvem;
*visualizar os objetivos que os personagens pretendem alcançar, em fim interagir com a curiosidade dos pequenos ouvintes;
*dar vida as palavras, usar tons diferentes para o que está acontecendo;
* criar o hábito diário do momento da história, prepare-se escolham a história do dia, qual o tema, qual o assunto quais os valores fundamentais que queres transmitir.

Vamos lá! Que tal falarmos sobre amizade? Meio ambiente? Sobre cuidarmos uns dos outros e nunca estar só? Para contar esta história sugiro que você utilize sua imaginação e suas mãos para encenar o movimento das borboletas, a flor, o sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário