segunda-feira, 18 de abril de 2016

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem à Monteiro Lobato,  autor de muitas histórias, para despertar nos leitores a imaginação além do olhar crítico diante dos fatos da vida, para conviver em Sociedade e aprender desde a tenra idade o respeito e a solidariedade.
  "Para mim uma grande honra falar/escrever mesmo que  breves  linhas, sobre Monteiro Lobato  que também é meu patrono na cadeira que  ocupo na Academia de Letras de Balneário Camboriú-SC, pois adoro  suas histórias, asobras que li na infância, hoje releio para as crianças e sempre  aprendo algo novo em cada  leitura e sei que suas histórias inspiram outras." Miriam Ramoniga, advogada, professora, membro da ALBC. 

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Quem conhece mais histórias pode escrever melhor a sua própria história!





Meu Mundo é  seu Mundo Meu Direito é  seu Direito, publicado em 2012, com a ilustração de 16 artistas e com frases das crianças e amigos da cultura, por  acreditar num mundo melhor  com mais esperança e Amor!! 

A comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, é uma ótima oportunidade para apresentar as histórias às crianças. as mais variadas mostrar-lhes o quanto é possível imaginar a partir  das  linhas traçadas pelos  autores.

18 de abril - Dia Nacional do Livro  Infantil - Em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato. José Bento Monteiro Lobato,  o mais importante escritor de literatura infantil do Brasil, a data foi criada pela Lei n.º 10.402, de 08/01/2002. Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato. José Bento Monteiro Lobato,nasceu em 18/04/1882, em Taubaté, São Paulo, e morreu em 04/07/1948,  foi um dos mais importantes escritores de literatura infantil do Brasil.

Dê um LIVRO autografado de presente!!!


Você dá um futuro de presente para quem você ama, 

ensina e transfere valores fundamentais.

Investir em educação é construir um mundo melhor!

Quem conhece mais histórias pode escrever melhor a sua própria história!




O Sítio do Picapau Amarelo(1920) é considerado sua criação mais famosa. Nela, vários personagens se destacam como Tia Anastácia, com suas crenças e superstições; Tio Barnabé, com seus “causos” e estórias; Cuca, a jacaré fêmea, com seus encantos e magias; Emília, a boneca falante; Visconde de Sabugosa, uma espiga de milho que pensa e fala como gente grande; Pedrinho, inspirado em Lobato quando criança, repetindo suas aventuras e peripécias; além outros personagens encantadores.
Com uma criatividade fora do comum, Monteiro Lobato escreveu também: “A menina do narizinho arrebitado” (1920), “Jeca Tatuzinho” (1924), “Caçadas de Pedrinho” (1933), “Emília no país da gramática”(1934), “Aritmética da Emília” (1935), “Geografia de Dona Benta”, “História das Invenções” (1935), “A reforma da natureza” (1941), ”Histórias diversas” (1947), dentre tantas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário