sexta-feira, 27 de março de 2015

O que é política? Resposta com destaque para definição de Aristóteles (filósofo grego)

O que é política?
Conforme o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva). 

Como fazer política com ética?
Dizia Aristóteles: "Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).

Enfim a Política é tudo o que se relaciona à busca de ações para o bem estar,

tanto individual como coletivo.


                             "vamos  fazer o bem, vamos  fazer política"


Para o Ministério Público  Federal a palavra política pode  ser considerada:
"A palavra política pode ser usada também para se referir à organização e administração de qualquer instituição privada, como as empresas, as escolas, os sindicatos, etc. Sempre que alguém tem o poder de dirigir outras pessoas, podemos falar que há uma relação política entre as partes, entre o que dirige e os que obedecem.
Até as famílias têm a sua política própria. Por exemplo, as regras na sua casa podem ser diferentes daquelas da casa do seu amiguinho da escola. E quando você não aceita essas regras, quer mudá-las e tenta fazer uma negociação com seus pais, você também está fazendo política, pois está reivindicando o que você acha que sejam os seus direitos de criança e de  filho." ver site: http://www.turminha.mpf.mp.br/eleicoes/o-que-e-politica-1
ELEIÇÃO DE  LÍDER DE CLASSE É UMA FORMA DE EXERCER POLÍTICA.
PARABÉNS ALUNOS  DO 6º ANO POR EXERCEREM A CIDADANIA POLÍTICA COM CAMPANHA, VOTAÇÃO, ESCRUTÍNIO (processo através do qual os votos são apurados; examinados, POR UM JUIZ ELEITORAL (PROFESSOR) E ACOMPANHADO DO FISCAL DA CHAPA (COLEGA DE CLASSE). VAMOS  PARA POSSE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário